Powered By Blogger

Marcadores

Poesias e Crônicas

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A EMPREGABILIDADE vs SEGURAR O EMPREGO

Olá pessoas.

Hoje em dia, apesar de vivermos numa temporada de oferta de trabalho aquecida, temos ainda um fantasma que assombra grande parte das pessoas, que é o desemprego.
De certa forma estar empregado é uma condição moral, e requisito básico para que as pessoas se relacionem numa sociedade sem a sensação de desigualdade, de incapacidade, e de improdutividade.
É fato que estar em situação de desemprego provoca no ser humano essa frustração e uma "vergonha" social, pois bem, o que fazer então para garantir o emprego?
É aí que entra a empregabilidade.

Empregabilidade é diferente de "segurar" ou "garantir" o emprego em determinada empresa.
Empregabilidade é saber seu papel dentro da organização, é procurar aprimorar seus conhecimentos, sejam eles em qualquer esfera, desde o chão de fábrica até o mais alto cargo executivo.
Uma pessoa com empregabilidade, tem valores, tem postura, não exerce ou pratica nada que venha ferir seus valores em prol de um registro na carteira.
Uma pessoa que tem empregabilidade questiona, modifica, melhora e faz das suas atividades agentes de transformação positiva dentro do escopo.
Uma pessoa com empregabilidade, se aprimora, estuda, conhece e pesquisa inúmeras maneiras de exercer suas atividades, visando à redução de custo, de esforço físico e tecnológico.
Se tem uma coisa que o mercado tem interesse é em pessoas inovadoras, brigadoras, transformadoras.
Uma pessoa que possui empregabilidade, é geralmente uma pessoa que trás consigo valores fortes e bem definidos, é um bom pai, uma boa mãe, um bom esposo ou esposa, é aquela pessoa que participa ativamente na sociedade. Dificilmente você vê uma pessoa que tem empregabilidade se queixando ou reclamando de rotina de trabalho e de dificuldades, ao contrário, essa pessoa vai levantar alguns problemas encontrados, mas já procurando uma solução, ou levantando uma alternativa. Não adianta somente reclamar e não agir.
Uma pessoa com empregabilidade investe nela mesmo, e não investe somente em questões financeiras e acadêmicas, mas investe também em lazer, em saúde, em família, em espiritualidade e não me refiro aqui à religião.
Uma pessoa de bem com a vida, de visão positiva, automaticamente tem empregabilidade, pois ninguém gosta de coitadinhos, sofredores, no máximo se sente pena, mas ninguém investe em discípulos do baixo astral e dos chorões de carteirinha.
Existe uma única empresa na qual se é efetivo permanentemente, que é "EU S/A" , ou seja, você mesmo, ou nós mesmos.
Temos um contrato vitalício e permanente com nós mesmo, com nossas famílias e com nossa vida, e trabalhando de maneira correta para essa "nossa empresa", certamente as outras empresas com seus CNPJ's irão reconhecer em em nós um investimento, um ganho intelectual e operacional para seu grupo.
Portanto, pare de puxar o saco das pessoas, pare de se omitir, de garantir seu registro através de ações puramente FAKE e de embustes.
Trabalhe e invista na  "EU S/A" e garanta que as empresas é que tenham medo de te perder.
Pense nisso, antes de se empregar, opte por se "empregabilizar".


Um comentário:

  1. Davi,
    Uma coisa empregabilidade não mudará em nós, nem o dinheiro (muito ou pouco) não nos mudará.
    Essa coisa chamada de valores de ética moral e retidão.....
    Muito Obrigado por esse período de aprendizado, tenho orgulho de dizer que estive nas fileiras e quando olhava ao meu lado você estava lá!!!!

    Júlio César Ormerod

    ResponderExcluir