Powered By Blogger

Marcadores

Poesias e Crônicas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

EGO, SUPER EGO e ID (los três amigos, pero no mucho)

Muito bem queridos vamos lá,
Vamos de maneira bem simples e descomplicada tentar trazer para uma linguagem mais coloquial  o assunto em pauta, ou seja, o Ego, o Superego e o ID.








Imaginem um iceberg (para quem não sabe o que é iceberg, é uma pedra de gelo grande pra cacete, que fica boiando sem fazer nada, a maior parte dela fica submersa)
Não sabe ainda o que é um iceberg?
É uma pedra de gelo igual aquela que bateu no navio Titanic, matou o Jack, e deixou a Rose na saudade, lembrou?
Bom, mas voltando o assunto, imagine que a ponta desse iceberg é o ego.
Um pouco mais para baixo do nível de água temos o superego
E a base dessa pedra, ou seja, a grande massa dela é o id.

Antes é preciso dizer que:
EGO significa "EU", (eu que se mostra)  
SUPEREGO significa "SUPER EU" (eu que controla) 
ID que significa "IDENTIDADE" (eu de verdade)

Vou colocar algumas situações para exemplificar.
Exemplo I: Político brasileiro
Na campanha
Se mostra honesto, simpático, beija criançinhas, tira foto com todos = EGO

No discurso e nos debates
Fala o que é correto, se comporta com integridade, escuta seus opositores, promete melhorias e ações sociais = SUPEREGO

Depois de eleito
Rouba, não fala com os eleitores, recebe propina, coloca dinheiro até na cueca, caga e anda para o eleitorado, pensa que é um deus = ID

Exemplo II: Homem
Quando conhece a mulher
É gentil, carinhoso, educado = EGO

Quando está namorando
Não faz e não fala merda, fica com medo de perder a namorada = SUPEREGO

Depois de casado
Engorda, fica barrigudo, arrota, peida no sofá, ronca e coça o saco = ID


Exemplo III: Mulher
Quando conhece o homem
É querida, simpática, fala pouco = EGO

Quando está namorando
Não reclama do futebol dele, aceita os amigos, não arma o barraco= SUPEREGO

Depois de casada
Leva a mãe pra morar junto, tem uma relação amorosa com o cartão de crédito, usa bob no cabelo pra dormir e tem TPM = ID

Agora saindo dos exemplos e falando de maneira mais didática:
O EGO é a nossa parte que  é visível, é real, é aquilo que as pessoas vêem de nós, e que nós mostramos.
O SUPEREGO, é aquilo que molda nossa ações, que controla nossos impulsos, faz com que não saiamos de casa pelados e gritando, matando, rasgando dinheiro e comendo cocô.
O ID é a nossa essência inconsciente, aquilo que seríamos ou faríamos se não fosse o superego dar a consciência das consequências de nossos atos.

Portanto, nenhum de nós apresenta a identidade, no máximo mostramos o RG (registro geral)
Geralmente nosso verdadeiro "eu" aparecerá numa situação extrema, de reação espontânea, numa situação de ausência de consciência.
Queridos,  cuidado, pois o seu "EU" verdadeiro aparece quando:

a) Você fala dormindo
b) Você fala sem pensar
c) Você reage instintivamente
d) Você faz uma brincadeira repetidamente

Nessas manifestações MUITAS vezes PODE ser a manifestação do ID externando o que realmente pensa, ou sente, ou quer.

Não existe na essência o "sem querer", pode existir o "sem controle", mas no fundo no fundo, você quis sim, só que seu superego sempre poliu, podou, ou conteve.

Para você conhecer a pessoa de verdade, existe outro método, só que nada ortodoxo, nada religioso, e nada saudável. A tática é dar um porre homérico na pessoa, pois certamente irá aparecer um "belo" exemplar de ID.
Bêbado não mente, bêbado chora, bêbado não sente vergonha, não tem pudor e não liga para o que pensam dele.
Chego a pensar que as entrevistas de emprego, os discursos políticos, os pedidos de casamento, deveriam ser somente feitos mediante o consumo de uma boa dose de cachaça. ( é eu sei que é exagero, mas certamente o turn over das empresas seria quase zero, os candidatos atuais estariam desempregados e teríamos menos divórcios)

Se você entendeu o que eu escrevi, se liga, quando for a próxima festa da sua empresa, ou deixe seu ID em casa, ou então não beba.
Abre o olho, oK?
E desculpe se eu falei algo que não devia, "FOI SEM QUERER".

2 comentários:

  1. Eu peido no sofá, arroto, e já tenho barriga, e estou na fase de conhecer a mulher, ou seja este é o meu "EGO", agora fiquei muito preocupado com o que posso fazer no estágio do "ID".

    Daniel Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto Davi, elucidativo, divertido e inteligente! abraço

    ResponderExcluir