Powered By Blogger

Marcadores

Poesias e Crônicas

sexta-feira, 2 de março de 2012

O "Zé" do Brasil il il

Acho que quase todo mundo conhece o Zé do Brasil.
Eu particularmente conheço o Zé do Brasil a vários anos e ele não muda, não tem jeito mesmo esse Zé viu!!!
Ele consegue ser brasileiro de fato, e como todo brasileiro, gosta muito de algumas coisas.
Uma vez eu vi o Zé  esbravejando, gritando, se manifestando de maneira contundente, erguendo os braços e não aceitando uma situação que ocorria, fiquei impressionado, pois o Zé do Brasil é sempre tão pacato e não contesta quase nada, quando me aproximei percebi que ele estava reclamando da marcação de um pênalti que o juiz assinalou contra o time dele, e que segundo ele, era uma "injustiça". "Onde já se viu??" Mas o que mais me chamou a atenção foi lembrar que certa vez o Zé levou seu filho ao posto de saúde e não pode ser atendido, e em outra situação o Zé estava com a  receita na mão, mas não encontrou o remédio na farmácia popular. Mas sabe de uma coisa? O Zé brasileiro não protestou.
Que estranho!!!!

Mas fazer o que né? Afinal o Zé é só um brasileiro, e como todo brasileiro, gosta muito de uma diversão.
E falando em diversão, como esquecer do grandioso carnaval do Brasil, o Zé foi lá, segundo ele, "lavar a alma", pois ninguém é de ferro", disse ele.
Foi lá e pulou as três noites e olha que Zé iria trabalhar durante o dia.
Mas lembro que o Zé não teve ânimo para participar de uma reunião com o pessoal do centro comunitário para tratar sobre melhorias no bairro onde ele mora, chamou de: "reunião chata".
Que estranho!!!!
Mas fazer o que né? Afinal o Zé é só um brasileiro, e como todo brasileiro, gosta muito de uma comodidade.
E falando em comodidade, na eleição passada o Zé do Brasil conseguiu 15 litros de gasolina com um candidato a vereador e uma dentadura com um candidato a prefeito, falou todo cheio de empolgação: "Me dei bem, consegui a gasosa e a dentadura na faixa". Mas quando choveu inundou a rua da casa do Zé do Brasil ele reclamou que os políticos não fazem nada pelo município, mas que coisa né? Ele mesmo e vendeu seu voto e financiou  políticos corruptos e medíocres e depois reclama de quem ele mesmo ajudou a se eleger.
Que estranho!!!!
Mas fazer o que né? Afinal o Zé é só um brasileiro, e como todo brasileiro, gosta muito de levar vantagem.
E falando em levar vantagens, dia desses o Zé tomou um ônibus com o filho dele, e ao pagar as passagens o cobrador cometeu um erro e deu 5 reais a mais para o Zé, o filho percebeu, o Zé deu uma piscadela para o filho e depois de descerem do ônibus, o Zé gabou-se de ter levado uma graninha extra na boa. No outro dia o filho dele apareceu com uma bicicleta roubada em casa, o Zé ficou bravo; "Onde já se viu, filho meu roubando as coisas". Poxa onde será que o filho do Zé do Brasil aprendeu a ser desonesto?
Que estranho!!!!
Mas fazer o que né? Afinal o Zé é só um brasileiro, e como todo brasileiro, é fervoroso e devoto.
E falando em devoção o Zé do Brasil vai as missas e cultos quase sempre, é até bonito de ver o Zé do Brasil, canta e reza que dá gosto, mas o engraçado é que quando sai da igreja, ele não liga para a família, briga com os filhos e esposa, tem inimizades com alguns vizinhos e nunca reza em casa, afinal rezar é só na igreja.
Que estranho!!!!
Mas fazer o que né? Afinal o Zé é só um brasileiro, e como todo brasileiro, pode achar que uma crítica é só uma crítica e não tira dela nada para poder melhorar como cidadão e ser humano.
E você que é????
Apenas um brasileiro? Um "Zé brasileiro"? Ou é um cidadão brasileiro?
Ser brasileiro é quase pejorativo à malandragem e alienação, por isso precisamos muito mais de CIDADÃOS BRASILEIROS, e menos "Zé do Brasil". E  antes que me critique, não me refiro ao substantivo próprio "José", ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário